Da simplificação da tributação do consumo no Brasil: análise crítica da reforma tributária instrumentalizada pela PEC Nº 45/2019 e do desenho do imposto sobre bens e serviços – IBS à luz do aspecto material da regra-matriz de incidência do tributo

  • Rodrigo Cesar Falcão Cunha Lima de Queiroz
  • Rodrigo Cesar Falcão Cunha Lima de Queiroz

    Procuradoria Geral do Estado de São Paulo

    Procurador do Estado de São Paulo. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-graduando em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).



Resumo

1 – Introdução; 2 – Do projeto de unificação da tributação sobre consumo no sistema tributário nacional: um exame à luz da regra-matriz do imposto sobre bens e serviços objeto da PEC nº 45/2019; 3 – Das considerações e críticas relativas ao critério material de incidência do imposto sobre bens e serviços: IBS em estudo; 3.1 – Da incidência do IBS sobre a base tributável do consumo: necessária distinção em relação a tributos incidentes sobre renda e patrimônio e superação da atecnia da PEC nº 45/2019; 3.2 – Da tendência do constituinte derivado ao esgotamento do critério material do IBS em esboço: uma tentativa desnecessária de prevenção de controvérsias e a análise do risco concreto de engessamento do sistema tributário nacional; 4 – Considerações finais; Referências bibliográficas.

Download


Métricas

  • Visualizações - 670