O professor do Ensino Superior e a comunicação na sala de aula

  • Gabriel Veiga Catellani
  • Vera Maria Nigro de Souza Placco
  • Helena Maria Medeiros Lima
  • Gabriel Veiga Catellani

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutorando e Mestre em Educação – Psicologia da Educação – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Possui graduação em Direito pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas (1982) e graduação em Teatro pela EAD-USP – Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (1989). Especialista em Comunicação pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Foi Embaixador Cultural do Brasil na Europa e representou o Brasil em 26 países. Atualmente coordena o setor de formação didática da Escola Paulista de Direito. Professor e Coordenador da matéria Didática para o Ensino Superior da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo; Criador e gestor da escola de formação didática e comunicação Projeto Mestre – Escola de Excelência em Didática e Comunicação e escola de arte e comunicação Recriarte – Escola de Arte e Comunicação. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Didática para o Ensino Superior. Professor de oratória e comunicação verbal da Academia Paulista de Direito Criminal. Atua também como Diretor Teatral, Dramaturgo e Ator.

    Vera Maria Nigro de Souza Placco

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós-doutora em Psicologia Social pela École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) – France. Atualmente, professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e do Programa de Mestrado Profissional (PEPG em Educação: Formação de Formadores). Possui experiência na área de Educação com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, psicologia da educação, representações sociais e coordenação pedagógica/educacional.

    Helena Maria Medeiros Lima

    Universidade de São Paulo

    Doutora em Saúde Pública e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestre em Psicologia Social, graduada em Psicologia e atual Pós-Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e do grupo de pesquisa Movimentos Identitários de Professores. Foi pesquisadora principal e consultora do Centers for Disease Control and Prevention – CDC, dos Estados Unidos da América, no período de 2001 a 2006, como parte do Global Aids Program, em projeto multicêntrico junto a populações vulneráveis, no setor de Educação.



Resumo

A pesquisa, base deste artigo, partiu da investigação ligada à problemática real apresentada por nossos alunos dos cursos de Pós-graduação lato sensu, da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, que são professores ou aspirantes à docência no ensino superior e que veem na didática, na comunicação e nas técnicas comunicacionais advindas do teatro, ferramentas para a construção de uma modalidade docente crítica, fundamentada e atual que auxilie em parte significativa das necessidades prementes, que a docência impõe atualmente. O estudo pretende mostrar que o conhecimento e utilização dessas ferramentas podem auxiliar na constituição.

Palavras-chave

Didática,
Comunicação,
Ensino Superior

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