e-ISSN: 2966-1897 | ISSN: 2179-8532

Direito fundamental à educação e inclusão digital: um estudo de caso sobre a qualidade da educação pública no contexto da emergência em saúde pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus

  • Mônica Machado de Oliveira Althausen
  • Mônica Machado de Oliveira Althausen

    Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo

    Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). Especialização em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica (2011) e Especialização em Advocacia Pública e Direito Digital pela Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado (2024).



Resumo

O objetivo deste trabalho foi demonstrar a imprescindibilidade de políticas públicas de inclusão digital para efetividade do direito à educação dos alunos da rede pública de ensino no mundo marcado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O trabalho aborda a normatização da inclusão digital aplicada à educação pública pelo Marco Civil da Internet, as omissões governamentais na institucionalização de políticas públicas de inclusão digital e os efeitos da pandemia do coronavírus sobre a educação pública em razão da suspensão das aulas presenciais e do comprometimento do processo ensino-aprendizagem do direito à educação. No contexto, consideraram-se os processos políticos que resultaram na normatização do direito à educação digital desde a Constituição de 1988 até a Lei n° 14.533/2023, que instituiu a Política Nacional de Educação Digital.

Palavras-chave

Educação básica,
Financiamento,
Processo ensino-aprendizagem,
Pandemia do coronavírus,
Inclusão digital,
Processos políticos,
Arranjos institucionais,
Educação digital

Download


Métricas

  • Visualizações - 4